domingo, 14 de março de 2010

DE AVÔ PARA NETO (by Vlad Araújo, aos 14 anos)

A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE (1983, aos 14 anos, no 1o. ano do 2o. grau, redação premiada no Elefante Branco)


O netinho, 6 anos de idade, entra na sala apressado, cabelos em desalinho e vai sapecando a pergunta:
- Vô, o que é TRANSAR?
O avô, até então concentrado na leitura de seu matutino, suspende os óculos sobre o nariz, encara o netinho e diz:
- O quê, onde você ouviu isto, meu netinho?
- Ora vô...onde quer que ser vá, se escuta isto, na rua,na TV, no colégio...
Ora, ora...veja só! No meu tempo, beijar a mão de uma senhora era gesto cortês, de cavalheiro, hoje quem faz isto é ridicularizado, cafona...
- Puxa vô, não enrola! O Senhor vai ou não me dizer que é TRANSAR?
- Transar é...bem...fazer transações, negociar, trocar mercadorias...
- Que legal, vô, então eu vou transar como Juquinha!
- O quê, como é?
- É...ele tem 10 bolinhas de gude e eu tenho 10 figurinhas, vou perguntar se ele quer TRANSAR nossas mercadorias!
- Este netinho...você vai longe, meu neto!
- Vou não, vô...a casa dele é aqui pertinho...!

Um comentário:

Anônimo disse...

acho que as pessoas deviam falar mais abertamente com as crianças ,,
é melhor que elas descubram o mundo com a ajuda dos pais do que terem uma impressão turva dos fatos ,
um pai vai mostrar o jeito correto ,explicar ..
o mundo vai oferecer prazerez ,,,,mais não uma mente sadia ...