quinta-feira, 16 de abril de 2009

"as meninas do jô" e verdades da política brasileira...

Alguém assistiu ontém ao programa do Jô Soares, ao quadro "As meninas do Jô", em que jornalistas tarimbadas comentam os descasos políticos de Brasília? Muito importante, dicas ali dadas - eu diria que é o único programa independente da Rede Globo:

1) José Sarney não virou "baluarte da probidade", apenas faz isto, porque está sendo pressionado pela Imprensa (bendita imprensa, nosso 4º poder, no Brasil) e eleitores, dos 181 direitores, ASPONES (Assessores de P...Nenhuma), 51 foi o Sr. Zé que lá os colocou;

b) O Sistema eleitoral está falido, a jornalista Lucia Hipólito disse que dos 513 deputados eleitos, apenas 39 o foram pelo voto direto, o restante o foi por 2 motivos: VOTO DE LEGENDA e por VOTO RESIDUAL (ou seja, se o político alcançou o mínimo de votos necessários, seus votos são transferidos para a legenda, desta forma o Sr. Michel Temer foi reeleito, inclusive);

c) Profissões como jornalista, advogados, bancários estão em declinio, o mercado saturado, está inclusive dispensando e demitindo tais pessoas - a bola da vez são profissões ligadas a meio ambiente, educação e tecnologia, informática;

d) A sociedade tem que cobrar, e vigiar permanentemente o tal Congresso, se não a coisa degringola, se você tem esperanças de legar a seu filho um cargo público, uma administração decente, continue a lotar as caixas de emails dos Srs. deputados, a fazer suas passeatas, a denunciar, a cobrar. Um bom exemplo ali dado foi a conta de celular do Sr. Chinaglia, do Senado, R$ 14 mil. A imprensa descobriu que sua filhinha usou o aparelho em viagem ao exterior, de férias, denunciou e o cara, e este, pêgo em flagrante, devolveu a diferença do seu bolso;

e) Por último, se não mexem no chamado "fórum privilegiado" dos chefes do poder, eles é que não vão cortar o galho da árvore no qual sentam! Alguém já viu sequer uma passeata protestando contra esta vergonha? Onde um deputado, sabidamente corrupto tem um processo desenrolado ao longo de 10, 15 anos, no STF, sem ser votado em última instância, no máximo perde seu mandato, e ressarcimento ao erário e punidade de seus crimes, nunca ocorrem?

"O PREÇO DA (SUA) LIBERDADE, É A ETERNA VIGILÂNCIA (DOS CORRUPTOS)".

Um comentário:

Asclê Junior disse...

Pô, Valdir, me desculpe, mas elas estão mais para "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse" do que para boa jornalistas.

Não sei se as acompanha em jornais (TV à cabo), revistas eletrônicas, blogs e similares, mas o negócio delas é querer desestabilizar o governo, mover a opinião pública subliminarmente em favor de sua patroa (Globo) e tentar mostrar mazelas, invertendo o criador (no caso do PSDB e DEM). Fora o fato de querer requentar notícias e assuntos antigos.

Pra você ver, o Sarney é sempre alvo desde que passou a apoiar o atual governo. Inicialmente elas apoiavam a permanência do Jackson Lago no Governo do Maranhão e só depois do julgamento do TSE é que passaram a ver como ilegal sua estada. O Sarney é cheio de defeitos, mas é situação e a Globo quer demovê-lo... hoje não falaram quase no Michel Temer, que cedeu passagens de avião, mas é opositor ao Governo, embora seja também do PMDB (ele quem protegeu o Roriz).

Pô, o Sistema Eleitoral é pauta de discussões atuais na votação da proposta de Reforma Política (clique neste link: http://asclejr.blogspot.com/2009/04/reforma-politica-opoe-academicos-e.html e veja).

Cara, os profissionais liberais não estão em baixa, mas seus mercados sempre oscilaram e com a gratuidade de Justiça e/ou os Juizados Especiais, era de se esperar a queda mesmo. No entanto, com a celeridade das leis processuais (objeto do I e do II Pacto Federativo), a credibilidade dos advogados, por exemplo, vai voltar. A profissão de jornalista sempre foi pouco prestigiada no Brasil pela sua carência de periódicos ou mesmo a curta duração destes... além disso, o povo não quer ler.

o foro privilegiado é discutido há anos no Congresso e isso é matéria requentada... além disso, está em pauta na Reforma Política.

Infelizmente, o povão vê essa mulherada do mal e as acha o máximo, como ocorre com o Arnaldo Jabor e com o Diogo Mainardi... mas elas não andam prevendo muito bem o que se passa com o país, porque disseram ano passado que quebraríamos neste ano e estamos de pé.

Abraços,


Asclê